Investimento Florestal Radix

Como driblar a volatilidade de seus investimentos em 2022

O que é a Volatilidade dos investimentos?

Não são poucas as pessoas que temem ou deixam de investir seu dinheiro simplesmente por não conseguirem entender os termos e expressões ligadas ao mercado financeiro.

Acontece que investir com inteligência é muito mais fácil do que você imagina e, para te provar isso, viemos falar um pouco sobre um conceito temido, porém simples de entender e essencial para quem quer fazer escolhas estratégicas.

Estamos falando da “volatilidade”, um indicador presente em qualquer avaliação econômica, responsável por apontar a constância e a intensidade das variações de preço de um ativo durante determinado período de tempo.

Resumindo: o indicador de volatilidade auxilia o investidor a estimar quanto o preço de uma aplicação pode variar no futuro e avaliar qual o impacto desta variação em sua carteira.

A volatilidade, como qualquer indicador, pode sinalizar riscos negativos e positivos (benefícios). Em geral, quanto mais volátil é um ativo, maior é a chance de se obter rentabilidade a curto prazo do mesmo, mas, por outro lado, também é maior o risco de se perder dinheiro com essas oscilações. Por esse motivo, ativos voláteis são evitados por investidores com o perfil conservador.

Em cenários como 2022, onde a incerteza é a única garantia e as projeções devem ser feitas com cautela, é preciso diversificar e equilibrar a carteira, investindo em produtos estratégicos e defensivos para se proteger da volatilidade e de grandes perdas de capital.

Por Que a Volatilidade é um Fator Preocupante em 2022?

Primeiramente, cabe definir aqui alguns dos fatores que elevam a volatilidade de um ativo, além de sua própria natureza: imprevisibilidade política, volatilidade cambial e instabilidade do mercado são alguns dos mais comuns.

O ano de 2022 por sua vez, é um ano que parece combinar todas essas forças desestabilizadoras. Ainda estamos caminhando em direção à recuperação de nossa economia e não temos certezas sobre os desdobramentos da pandemia da Covid-19, com novas variantes se apresentando de tempos em tempos.

Além disso, vamos nos aproximando de uma das mais polarizadas eleições presidenciais de todos os tempos no Brasil. Por fim, estamos vivendo os reflexos da redução de nosso poder de compra, impulsionada pelo aumento das taxas de juros e da inflação.

São tempos atípicos, onde até mesmo os investidores mais arrojados tendem a se preocupar com a reação do mercado e de ativos de alto risco. Diante deste cenário econômico, é essencial montar uma carteira pautada na diversificação, combinando a rentabilidade a uma reserva que propicie segurança e tranquilidade no futuro. Afinal de contas, para compor uma carteira inteligente e estratégica, é preciso se preparar para seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Pensando nisso, trouxemos algumas das maiores tendências de 2022 para investir os seus recursos, criar uma reserva financeira capaz de blindar sua carteira contra a volatilidade.

Conhecendo os Ativos Reais

Você já ouviu falar em investimentos alternativos ou na Economia Real? Estão incluídos nessa categoria: ativos mais populares como os fundos imobiliários, agrícolas, ouro e metais preciosos; assim como ativos que estão se estabelecendo como tendências de mercado, como energia, créditos de carbono e até mesmo árvores. São ativos de alta rentabilidade, mas sem a característica volatilidade associada aos produtos financeiros rentáveis.

Essa classe de ativos, baseada em ativos físicos, se destaca dos investimentos em renda fixa e variável por diversos motivos. Para começar, esse tipo de investimento funciona como uma reserva de valor, pois acompanha a economia real e se atualiza pela inflação. Isso possibilita maior proteção ao seu patrimônio em caso de crises locais e globais.

Outra característica desse tipo de investimento é que, em geral, não exige a intermediação de corretoras ou bancos, evitando taxas de corretagem. Isso mesmo, você pode negociar os ativos diretamente com o empresário ou proprietário do ativo e até mesmo através de financiamentos coletivos, como o equity crowdfunding. Algo que, atualmente, pode ser feito com total segurança jurídica.

Agora que você já sabe como proteger e balancear suas aplicações para obter sucesso à longo prazo, que tal falar sobre um ativo sustentável, que reúne todos esses benefícios e ainda oferece altos ganhos ambientais?

Investindo em Ativos Florestais

Essas novas tendências alternativas, aliadas à crescente demanda por projetos e iniciativas baseadas em sustentabilidade, acabaram tornando os ativos florestais um investimento de baixo risco e baixa volatilidade, alinhado com as políticas globais para combater a emergência climática.

As árvores geram um dos materiais mais sustentáveis para a construção civil, movelaria, acabamentos, entre muitas outras indústrias: a madeira! Além de se tratar de um recurso renovável, a madeira reduz a pegada de carbono porque é literalmente um estoque físico desse componente. Portanto, construir ou fabricar com madeira, desde que a mesma seja oriunda de reflorestamento, reduz significativamente o impacto ambiental e previne o desmatamento ilegal das florestas naturais.

Esses fatores, somados à beleza natural desse material, tornaram a madeira altamente requisitada pelo mercado, o que faz com que o preço se mantenha em constante valorização. Além disso, a madeira é negociada em Euro, evitando os riscos de desvalorização do Real.

Com a Radix Investimentos Florestais, você investe em Mogno Africano e no mercado de madeiras nobres, capaz de proteger o seu patrimônio da inflação e do câmbio, gerando renda para o futuro através da comercialização madeireira certificada. Um investimento de longo prazo, perfeito para quem quer investir em sua independência financeira, investindo em ativos que atendem aos mercados nos EUA, França e China, principais compradores de Mogno Africano.

Quer investir com rentabilidade de até 16% ao ano e se blindar contra a volatilidade de 2022? Se torne um sócio em nossas florestas de Mogno Africano clicando neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media

POstagens populares

Fique sempre atualizado!

Se inscreva em nossa newsletter para acompanhar novas atualizações

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

POsts relacionados