Investimento Florestal Radix

Há 7 Anos Cultivando um Futuro Mais Verde: Conheça a História da Radix Investimentos Florestais

No dia de hoje, há exatamente 7 anos atrás, nascia a Radix Investimentos Florestais, uma empresa com um propósito pioneiro no Brasil e no mundo: tornar o investimento em florestas acessível para investidores de todos os portes, por via do equity crowdfunding.

Graças à nossa iniciativa, quase mil investidores podem afirmar orgulhosamente que suas carteiras de investimento contam com um ativo capaz de agregar rentabilidade a longo prazo e impacto positivo para a floresta amazônica, nosso maior tesouro nacional.

Desde o início sabíamos que nossa ideia era inovadora, sustentável e cheia de potencial, mas para falar a verdade, não imaginávamos o quanto cresceríamos em tão pouco tempo.

Então, para celebrar essa data especial, nada melhor do que compartilhar com vocês um pouco sobre a nossa trajetória, os desafios que superamos e as conquistas que alcançamos nessa jornada.

Uma Pergunta que Mudou a História

Se hoje em dia podemos afirmar que somos a empresa com o maior número de ofertas públicas realizadas por meio de investimento coletivo, isso se deve a uma pergunta inocente que um de nossos sócios escutou há alguns anos atrás.

Tudo começou assim: um dia, ao apresentar o seu quintal para uma paisagista que iria realizar um projeto de jardinagem, o Giba (um de nossos fundadores) foi questionado sobre uma das árvores em seu jardim. Em tom de brincadeira, a profissional questionou se aquela árvore se tratava de um plano de aposentadoria para Gilberto e sua família. Logo depois, explicou que a madeira proveniente dessa árvore, conhecida como Mogno, continha um grande valor agregado por sua qualidade e beleza.

Esse pequeno diálogo despertou o Giba, não apenas para o valor daquela árvore, como para um projeto bem mais ambicioso.

O Potencial do Mogno Africano

Acontece que a magnífica árvore no quintal do Giba possuía muito mais valor do que demonstrava. Não foi preciso sequer procurar muito para descobrir que além de seu valor agregado, aquela madeira nobre também contava com diversas características que a tornavam altamente desejável por mercados nacionais e internacionais.

Para começar, o Mogno produz uma madeira durável, adaptável ao nosso clima, resistente à umidade e pragas. Do ponto de vista comercial, essa espécie conta com uma demanda consolidada e valorização crescente. Além disso, sua produtividade também é notável: a espécie atinge um fuste de até 13 m de altura e um crescimento médio de 2,5 cm ao ano, em seu diâmetro.

A realidade é que o mercado de madeira tropical cresce a um ritmo exponencial e uma vez que metade de todas as florestas tropicais do mundo se encontram no Brasil, negar nossa vocação para a exportação de madeira tropical seria abrir mão de uma oportunidade única.

Juntos por um Mundo mais Verde

Após se encantar com as inúmeras possibilidades, o Giba decidiu investir em um plantio de Mogno Africano em uma fazenda de sua família, localizada em Unaí. Foi quando percebeu que precisaria de mais mãos para plantar o seu sonho e convidou o Thiago Campos para fazer parte dele.

O Thiago já tinha experiência em empreendedorismo e acabou trazendo uma perspectiva importante para o projeto que estava nascendo. Juntos, eles perceberam o tamanho do potencial desse projeto e entenderam que se tratava de uma ideia poderosa demais para ficar restrita a um pequeno número de investidores. Era preciso democratizar o investimento florestal.

Foi aí que entrou um dos elementos mais importantes do nosso DNA: o crowdfunding. Com o financiamento coletivo, os dois sócios puderam não apenas aumentar sua capacidade de plantio, como também oferecer a outras pessoas uma oportunidade que antes só existia para investidores de grande porte, grandes empresas e donos de terras.

A ideia era simples, mas brilhante: plantar em conjunto com outros investidores, cuidar da floresta, obter os ganhos ambientais dessa operação e, por fim, comercializar a madeira produzida para dividir os lucros de forma proporcional.

Com isso em mente, um ano após a fundação da empresa, nasceu o primeiro módulo florestal: uma área de 10 hectares com 6.400 árvores plantadas. Já em 2017, publicamos a nossa primeira rodada pública de investimentos. Essa oferta captou os nossos primeiros 34 investidores e também serviu como MVP para que pudéssemos validar o modelo de negócios.

Ouro Verde na Floresta Amazônica

Ainda em 2017 recebemos uma notícia incrível: por meio da instrução CVM 588, a Comissão de Valores Mobiliários havia regulamentado os investimentos coletivos, o que permitiu à Radix dar um salto em termos de captação.

Nesse momento tivemos um insight: nós já havíamos provado que era possível ganhar dinheiro investindo em árvores, mas todo esse contato com a floresta nos deixou com ganas de ir mais longe e gerar muito mais impacto.

Após estudarmos muito, fizemos duas descobertas que nos levaram a transferir as operações para um lugar que jamais havíamos imaginado: a Amazônia. A primeira descoberta foi de que o mogno alcança o seu potencial máximo em locais com o clima úmido e tropical. O segundo ponto foi a descoberta de que por lá existiam diversas áreas abandonadas e destruídas após terem sido usadas como pastagens.

Isso nos motivou a levar nosso sonho para Roraima, onde vimos a oportunidade real de fazer a nossa parte contra o desmatamento, produzindo madeira legal, certificada e oriunda de reflorestamento. Tudo isso sem realizar nenhuma supressão vegetal, apenas o manejo florestal em terras degradadas.

Hoje, olhando para trás conseguimos perceber o tamanho do impacto: até agora já implantamos 5 módulos, contamos com mais de 100 mil árvores plantadas e mais de 160 hectares recuperados. Com a atividade de reflorestamento, conseguimos recuperar parte das paisagens do bioma amazônico e provar que a sustentabilidade pode sim ser aliada da economia e do empreendedorismo.

Mas além do Mogno, um ativo da economia real, ainda existem outras formas de agregar valor e retorno financeiro aos módulos, como a venda de créditos de reposição florestal, sementes e créditos de carbono.

A Família Cresceu

Nessa jornada, já publicamos 19 ofertas. Foram 8 ofertas públicas de títulos florestais, 10 ofertas privadas, também de títulos (exclusivas para investidores recorrentes) e 1 oferta privada de ações. Inclusive, já fomos destaque em diversas publicações de grandes veículos de comunicação devido à nossa iniciativa pioneira. Mas quem disse que deu para parar por aí?

Cada vez mais motivados a contribuir para uma economia de baixo carbono, acabamos fundando, em 2021, a Floresta S/A. Essa spin-off da Radix veio para agregar um sistema mais biodiverso e ainda mais regenerativo ao nosso portfólio, por via da implantação de agroflorestas.

Ainda em 2021, nasceu também a Arborus, uma plataforma de crowdfunding focada em projetos ESG. Com essa plataforma, buscamos incentivar e viabilizar que outros projetos socioambientais também possam prosperar como a Radix.

Por fim, mas não menos importante, nasceu a Biotribo, uma empresa holding que conta com as 3 startups citadas anteriormente em seu pool. Como diferencial, a Biotribo se trata de uma empresa S/A, que veio para facilitar o investimento diretamente nos projetos Radix, Arborus e Floresta S/A.

Acelerando o nosso Impacto

Bom, podemos dizer que muita coisa boa aconteceu em 2022 e que foi um ano poderoso para a Radix. Para começar, veio a notícia sobre a aprovação da nova regulamentação da CVM, a 088/22. Essa nova normativa não apenas flexibilizou algumas regras para o investimento e publicidade do crowdfunding, como possibilitou a criação de um balcão de negócios similar a um mercado secundário. Além disso, a nova normativa também ampliou os valores para investimento nesse formato.

Além disso, fomos selecionados para fazer parte do pipeline de dois grandes programas de aceleração de negócios de impacto: a Meta Florestal do Fundo Vale e o Sinergia, promovido pela Fundação CERTI em parceria com o HUB Global de Startups.

Essa é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para criar novas parcerias e conexões dentro do ecossistema de inovação da Amazônia. Isso sem falar da possibilidade de conquistar novas fontes de financiamento para que possamos aumentar ainda mais o impacto de nossas atividades florestais.

De olho no Futuro

Bom, agora que você conhece a nossa história e chegou até aqui, vale a pena dizer que nada disso que conquistamos, seria possível sem o apoio de cada um de nossos investidores, que acreditaram em nós quando afirmamos que era possível fazer dinheiro crescer em árvores. Juntos, iremos plantar mais de 1 milhão de árvores até 2030!

Agora, se você ainda não investe com a Radix, clique aqui para ser avisado quando abrirmos uma nova oferta pública de títulos florestais. Investindo com a gente, você irá garantir um ativo valioso para sua carteira de investimentos, enquanto compensa a sua pegada de carbono e ajuda a promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Além disso, ao investir também estará contribuindo com o nosso fundo socioambiental, que transforma 5% de todo o valor captado em apoio para projetos socioambientais de pesquisa, educação ambiental e apoio à comunidade.

Por Milene Moraes Almeida
Pós-graduada em Marketing Socioambiental e
Gerente de Relacionamento com o Investidor Radix

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para o nosso grupo vip no whatsapp para saber mais!

Social Media

POstagens populares

Fique sempre atualizado!

Se inscreva em nossa newsletter para acompanhar novas atualizações

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

POsts relacionados