Investimento Florestal Radix

Por que a análise do solo é importante para a plantação de árvores?

Diz um antigo provérbio que, antes de morrer, cada pessoa deveria escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore. Bom, os dois primeiros são os mais comuns de já terem sido realizados por grande parte da população. Mas engana-se quem pensa que para plantar uma árvore é só pegar a muda, abrir um espacinho no solo e colocar ela lá.

As árvores transformam um ambiente. Elas diminuem a poluição, ajudam a controlar a temperatura e a umidade e retêm a água da chuva, evitando assim erosões, deslizamentos e enchentes. Mas antes de plantar, é preciso verificar se o local escolhido tem espaço suficiente para que ela possa crescer e, mais importante do que isso, fazer uma boa análise do solo.

Condições do solo para um crescimento saudável

Analisar o solo em questão é essencial, pois é o fator que garante que a árvore vai crescer forte e saudável. Uma terra despreparada e sem os requisitos necessários, pode prejudicar o desenvolvimento da árvore que você pretende plantar e não te dar os resultados e o investimento esperados.

Primeiro, é preciso se certificar que o solo é fértil para receber a sua muda. Depois, analisa-se os níveis de pH e fósforo para ver se eles estão dentro dos padrões necessários. O ideal é que isso seja verificado cerca de 30 dias antes do início do plantio. E no caso desses componentes terem valores abaixo do esperado, pode-se aplicar calcário e esterco, por exemplo, que vão ajudar no crescimento da planta que vai subir ali.

Essa análise deve ser bem minuciosa e precisa, então, recomenda-se que ela seja feita por um especialista, caso de um Engenheiro Agrônomo. Ele pode te orientar em como retirar uma amostra desse solo e acompanhar todo o processo.

Interpretação dos resultados

Um solo ácido oferece menos nutrientes para as plantas. Já em um solo argiloso, por exemplo, a planta pode ter problemas de desenvolvimento. Nesse caso, recomenda-se que se faça uma aração (técnica usada para lavrar o solo, que ajuda no desenvolvimento da raiz da planta), uma gradeação (utilização de grades para o preparo do solo, deixando-o mais uniforme) e uma subsolagem (quebra das camadas do subsolo que podem prejudicar o crescimento da raiz), para uma melhor drenagem do solo.

Já se for um solo leve e profundo, basta arar em mais ou menos 25 cm cerca de 90 dias antes do plantio, e gradear, para que o calcário e o adubo sejam incorporados. Mais próximo da data do plantio, recomenda-se gradear de novo.

O plantio

Depois de todas essas etapas e do solo estar bem preparado, é só partir para o plantio da sua muda.

Basta fazer a marcação, definir o espaçamento, respeitando sempre o crescimento das plantas, definir o tamanho da cova, cujos tamanhos variam de acordo com o solo, prepará-la e plantar.

Plantar uma árvore parece ser simples, mas seguir atentamente as etapas, pode garantir o crescimento e o desenvolvimento de uma linda muda. São os detalhes que fazem toda a diferença. Então, antes de plantar a sua, preste atenção no solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social Media

POstagens populares

Fique sempre atualizado!

Se inscreva em nossa newsletter para acompanhar novas atualizações

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações.

Categories

POsts relacionados